quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Resenha || Alice e o Templo Elemental


Título: Alice e o Templo Elemental
Autor: Agnaldo Alves
Editora: Sinna
Ano: 2018
Páginas: 320
Skoob: AQUI



Duas coisas ocupam a mente de Alice: os sonhos estranhos onde uma voz lhe chama e o fato de seu irmão não acreditar nela.Isso muda quando os dois, acompanhados de amigos, fazem uma visita à chácara de sua avó. Alice se vê obrigada a confrontar uma realidade antes desconhecida e questiona suas próprias capacidades. Estaria ela realmente preparada para vivenciar tudo aquilo? Seria mais fácil ignorar e desistir? Ou não há nada que possa ser feito para mudar o destino?













Com um enredo que instiga o leitor e nos apresenta um mundo repleto de aventuras mágicas nos envolvendo em uma cadeia frenética de acontecimentos, "Alice e o Templo Elemental" é uma narrativa que revela o poder da amizade e explora a força que temos dentro de nós.

Alice têm uma ótima vida, cercada do amor dos seus pais e de seus amigos ela só deseja viver a vida de uma adolescente normal, com o seu irmão ao seu lado ela sabe que sempre terá sua ajuda no que precisar. Juntamente com Alex, Otávio e Catherine, forma um grupo de amigos inseparáveis que mantém um ciclo de confiança e apoio desde muito novos.

"Você tem o coração puro e a inteligência que lhe permitem ser esse rapaz grandioso."

Mas, às coisas podem não ser tão simples quanto parecem. Alice vê sua vida mudar quando sonhos esquisitos e visões começam a perturba-la deixando-a bastante preocupada, e piorando muito
quando Alex, seu irmão no qual confiava cegamente, não acredita nela e duvida  que aquilo que ela esta falando seja verdade. 
Dessa forma, pequenos incidentes parecem permear a vida de Alice e seus amigos, e algo sobrenatural ocorre para salva-los: uma sombra rosa surge e agindo de modo rápido os protege. 



Sem compreender o que está acontecendo eles preferem ignorar os últimos acontecimentos e prosseguir com suas rotinas habituais. Após a avó dos gêmeos convida-los para uma visita à casa no sítio, a turma de 4 amigos , Alex, Alice, Otávio e Catherine vão passear na floresta e caem acidentalmente no rio logo sendo transportados para outra dimensão. Nessa extensão paralela da terra, Alice descobre que tem poderes mágicos e mais que alem disso, é a única bruxa capaz de destruir a terrível Imperatriz, um ser mágico maléfico que pretende dominar toda a terra. 

O destino do planeta está nas mãos dessa jovem garota e uma luta contra o tempo se inicia, pois Alice terá que aprender os mais diversos feitiços e poções e caso não consiga, tudo que conhecem e um dia amaram será destruído. 

"Tivera a sensação de que alguma coisa mudaria. Não sabia o que mudaria, apenas que seria algo grande. E agora ali ela estava novamente. Mais uma vez com essa sensação, no entanto, desta vez Alice sabia o que estaria por vir."

A criatividade do autor me impressionou, pois o universo criado por ele é muito real e nos cativa a todo instante. O modo leve com o qual a narrativa é conduzida permite que o leitor de aproxime de cada um dos personagens e se envolva com a trama, sendo isso algo maravilhoso. 


Adoro quando os autores constroem enredos que se passam em nosso país, pois enaltece alguns pontos positivos que temos aqui é que por vezes são esquecidos e trocados por lugares estrangeiros, isso me agradou muito e traz bastante originalidade para a narrativa.
Gostei muito da exploração dos lugares brasileiros que o autor trouxe, principalmente por fazer a trama 'se movimentar' já que os personagens estão em constante mudança geográfica. As descrições que são feitas de cada lugar nos permite uma boa visualização da cena, facilitando nossa interação com a obra. 



Eu não poderia deixar de destacar como o fato dos seres mágicos terem que se esconder dos humanos me lembrou as classes marginalizadas do nosso país que precisam "camuflar" sua essência para não sofrem preconceitos ou agressões na rua. Assim como as bruxas, ninfas, elfos que por serem diferentes necessitam manter-se às escuras para não morrerem, muitos de nós também abrem mão de sua liberdade por temerem o pior, algo extremamente triste, mas real. Achei uma crítica extremamente válida e necessária.

"Ainda hoje, pelo Brasil algumas criaturas vivem escondidas ou simplesmente disfarçadas, para viverem em paz."

Obras que trabalham a amizade sempre me ganham, gosto muito ver essa temática em livros. Algo que amei foi como a narrativa, apesar de se centralizar na Alice, não deixou de fora os sentimentos e capacidade dos demais personagens e cada um apresenta um papel fundamental no desenrolar dos acontecimentos. Otávio foi um personagem que eu adorei e me conquistou demasiadamente. A amizade entre os quatro amigos, é muito forte e nos mostra como é preciso ter alguém que confiamos ao nosso lado nos momentos de crise. A união deles nos inspira e o apoio que oferecem uns aos outros, nos mostra como uma amizade verdadeira deve ser: baseada em lealdade e confiança.

A narrativa é em terceira pessoa e nos faz ter um bom conhecimento sobre os sentimentos dos personagens e dos acontecimentos da trama. A única coisa que me incomodou um pouco foram algumas descrições excessivas em cenas que poderiam ser diminuídas sem grandes alterações, pois atrapalha a fluidez do livro. A capa e a diagramação estão um show à parte: cada detalhe tem super a ver com o enredo e deixam o livro ainda mais lindo. 

Repleto de aventura, magia, amizade e a coragem de seguir seu coração "Alice e o Templo Elemental" é uma fantasia nacional com uma linguagem simples e jovial que cativa o leitor, fazendo-nos ter um grande apego por cada personagem. Com uma escrita detalhado, essa narrativa promete conquistar o público de todas as idades. 










8 comentários:

  1. Oiii, tudo bem?
    Primeiro, que capa mais linda, gente! Eu fiquei apaixonada e sei que de cara eu adoraria ler e me aventura fielmente nessa história para saber se ela vai estar pronta de vivenciar tudo e gostei pelo fato de abordarem sobre amizades, isso sempre me encanta.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?

    Eu adorei sua resenha! A capa é de fato muito bonita e assim como é com você, quando a história tem uma alta dose de amizade e sobre o valor desta, me ganha na hora. Sobre as descrições excessivas, também não sou muito fã. Mas acredito que esse livro é uma leitura sensacional!

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  3. Oi Wes, tudo bem?
    Não conhecia esse livro! Amo fantasia e pela sua resenha, já me apaixonei pelo enredo e os elementos da história. Espero conseguir dar uma chance para essa leitura em breve *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  4. Oii!
    Essa capa é muito linda mesmo!
    Irei realizar a leitura desse livro em breve. E estou super ansiosa! Rsrs
    Gostei bastante da tua resenha, também gosto muito da temática de amizades verdadeiras, utilizadas dentro do contexto da trama.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia Alice e o Templo Elemental e nem a editora, gosto de fantasias com teor jovem até para usar em sala de aula, acho um gênero convidativo para abrir portas ao mundo da leitura, vou ler.

    ResponderExcluir
  6. Olá Wes, pelos seus comentários esse livro parece ter um enredo bem bacana e com uma boa reflexão nessa parte dos seres sobrenaturais, além de ter uma capa bem bonita *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas adorei sua resenha. A capa está incrível!
    Amo fantasia e me apaixonei pelo enredo, parece ser uma ótima obra.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. oie comovai?
    quando vi o titulo achei q era releitura de aline no pais das maravilhas, mas amei que seja uma fantasia numa vibe diferente. eu nao conhecia mas acredito total que leria <#

    ResponderExcluir