terça-feira, 10 de abril de 2018

Resenha || Uma Janela Para o Céu


Título: Uma Janela Para o Céu
Autora: Marina Machado
Editora: Novo Século
Páginas: 286  / Ano: 2017
Skoob
Onde Comprar: Saraiva

Julyana Barocci é o perfeito retrato da mulher contemporânea: ela é determinada, bem-sucedida e tem o emprego dos sonhos. Agora, aos 35 anos, percebe que conquistou tudo o que queria. Bem, quase tudo. Quando o assunto é relacionamentos, o retrato não é tão fiel assim.Em Uma janela para o céu, Julyana narra com bom humor suas aventuras e inseguranças na busca por seu par ideal. Com o súbito aparecimento de seu pai desconhecido, ela descobre os fatos que a fizeram se separar do único namorado a quem amou de verdade – e de quem ficou separada por vinte anos.Essa visitinha do passado veio para esclarecer questões mal-resolvidas ou para complicar a vida de Julyana de vez?






"Mas eu preciso abandonar o vício, a dependência, e destruir a ideia de que ele é meu. Tudo mudou. Ele mudou. Eu tenho que mudar!"



Um chick-lit maravilhoso, que mostra a independência de uma mulher forte, sensível e real. Uma história que nos transporta para um universo cheio de humor, com altos e baixos, que enchem nosso coração de alegria.

O retrato de uma mulher contemporânea, é assim que se pode definir Julyana Barocci.
Como uma mulher independente que sempre lutou para conquistar seus sonhos e seu espaço no mercado de trabalho, ela se encontra em total realização pessoal e vive um momento único na editora que trabalha.
Se não fosse pelos diversos relacionamentos que nunca dão certo e somente a fere, sua vida estaria ainda mais feliz, mas com o apoio e conselhos de suas amigas, ela vai driblando os empecilhos que aparecem em sua vida amorosa.

Julyana, não conheceu seu pai. Segundo sua mãe, ela fora fruto de um "amor de carnaval" e seu pai como gringo, nunca mais apareceu novamente. Mas, de um jeito inesperado e completamente improvável o pai dela surge e a história que ele conta não é da forma que ela conhecia, e com isso mentiras e segredos que permearam a vida de Julyana começam a vir à tona, e ela percebe que seu único amor pode ter sido tirado dela de um jeito manipulado e frio.

Ao descobrir as verdades que sua mãe escondia, ela percebe que uma lacuna do seu passado ficou vazia e para preencher-la , terá que embarcar numa aventura inesperada. Contando com a sorte para que tudo dê certo, nossa bem-humorada protagonista buscará as respostas no seu passado e correrá o risco de perder aqui que está em seu presente.

"A vida é mais que do que uma propaganda de maionese. Podemos ser felizes de diversos modos, basta querer, mas temos que conseguir encontrar aqueles a que mais nos adequamos para sermos felizes sem preconceitos."

Eu sou um amante de livros nacionais e sempre fico muito feliz quando tenho a oportunidade de ler obras tão lindas e aconchegantes como "Uma Janela Para o Céu", sendo este um romance que ao mesclar passado e presente nos faz pensar nas possibilidades que essas duas faces temporais nos proporcionam.

Os pais têm sempre aquele extinto de proteger os filhos a todo custo, e às vezes  essa proteção acaba sufocando e até mesmo atrapalhando a vida do filho. Podemos ver essa relação familiar muito forte no livro da Marina Machado, que mostra uma filha que sofreu com as atitudes de seus pais , mas que comete o mesmo erro com a sua filha. Isso me fez lembrar aquele trecho da canção "Pais e Filhos" , que diz que seremos como nossos pais. Nós sempre falamos que jamais seremos como eles e tudo mais, mas quando chega nossa hora é impossível não repetir algumas ações, principalmente quando se diz respeito a proteção dos filhos. Porém o que mais importa é o aprendizado que esse relacionamento proporciona, e que nos ensina no que melhorar.



A história também mostra que é preciso fechar os ciclos para que possamos seguir em frente em paz, sem peso na consciência. Quando a gente não coloca os pingos nos "i's" e deixamos as coisas mal resolvidos, os fantasmas do passado insistem em voltar e nos atormentar, principalmente quando se diz respeito a relacionamentos. Acredito que Julyana Barocci foi muito corajosa ao se jogar em uma busca que tinha tudo para dar errado, e ao mesmo tempo que tentar encontrar o outro ela se acha e abraça o leque de oportunidades que essa nova percepção de si traz.

Uma das coisas que mais amei nesse livro, é que a personagem decide que está na hora de ter um relacionamento fixo. Em nenhum momento fatores externos a forçam a ter esse desejo, mas isso acontece após a personagem ter alcançado vários sonhos e já está muito realizada e feliz.
Essa atitude de trazer uma personagem que escolhe querer casar, é muito interessante, pois vem para quebrar com a ideia que a sociedade impõe de que a mulher tem até uma certa idade para casar.
Trabalhar esse assunto é muito bom, por mostrar que está tudo certo em priorizar a vida profissional se é isso que desejamos e que tudo bem dar prioridade ao casamento, se essa for a nossa vontade. O importante é estarmos felizes e com os nossos sonhos realizados, sejam eles quais forem.

A amizade também é um assunto que encontramos na narrativa, e o modo como a relação afetiva entre as amigas é construída é muito bonito e de fácil identificação, pois elas são muito compreensivas e apoiam umas às outras e também "puxam a orelha" quando necessário, do jeito que uma amizade verdadeira tem que ser. O sentimento entre elas é muito verdadeiro é real, chega a ser inspirador.



E o que falar da parte gráfica? Esse livro é um dos mais lindos e fofos que já tive! A capa é muito bem produzida e com detalhes na parte interna que nos encantam, chegando até nos confundir com obras internacionais.

"Uma Janela Para o Céu" é uma narrativa sobre relações, amar e sobretudo sobre ciclos, que nos encanta e nos aquece , com personagens que cativam e nos fazem dar inúmeras risadas.
Com muito romance e humor, a autora criou uma história linda , que nos leva a muitas reflexões sobre nós mesmos e nossos relacionamentos.

"Tudo passa! O vento, a chuva, o furacão e, então, surge um sol brilhante, o qual te mostra que hoje é um novo dia e que sua vida somente engrandece, se você mudar."

Um comentário:

  1. Oi Wesley tudo bem?
    Ahhh que estou doida para ler este livro.
    Achei o trabalho gráfico maravilhoso e lendo sua resenha, esta vontade só aumentou.

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir