terça-feira, 3 de abril de 2018

Resenha || Onde Não Existir Reciprocidade, Não Se Demore

Título: Onde Não Existir Reciprocidade, Não Se Demore
Autor: Iandê Albuquerque
Editora: Outro Planeta
Páginas: 200  /  Ano: 2018
Skoob
Onde Comprar: Saraiva

FINAIS MACHUCAM,
RECOMEÇOS CURAM

Certa vez ouvi alguém dizer que “quem realmente ama não desiste nunca’’, e essa frase causou um turbilhão de conflitos dentro de mim. Por que tentamos o tempo todo nos convencer de que o amor é de fato permanecer? Ficar, somente por não termos coragem de partir?Às vezes ir embora se torna necessário: você se envolve em uma relação abusiva, que só consegue te fazer mal. Você se vê insatisfeito em uma relação, mas ainda assim insiste em acreditar que tudo vai melhorar. Ou quando você ama tanto alguém que não consegue aceitar o fato de que a maior prova de amor que podemos ter é deixando o outro ir. Eu já desisti algumas vezes, mesmo querendo tanto ficar, porque aprendi que não adianta um só querer. É preciso ter muita coragem pra desistir de alguém que você ama pra caramba só porque não faz mais sentido. É preciso acreditar que onde não existir reciprocidade, a gente não deve demorar.







“A obrigação de nos fazer felizes é nossa, não do outro.”

Um livro sobre as verdades do amor, que com uma linguagem clara , como se fosse um amigo conversando conosco,  nos leva para diversos momentos de um relacionamento. Cada momento nos faz refletir e pensa em tudo que já vivenciamos, tanto nós mesmos quanto com aqueles ao nosso redor. Uma narrativa que abre nossos olhos para o amor próprio e para a completude que há em se amar em primeiro lugar.




Não é auto-ajuda. Não é massagem no ego. Não são conselhos. Este livro traz consigo uma carga de sentimentos que causam uma mudança no nosso interior que por mais que eu já tenha ouvido e até mesmo vivido algumas coisas que são mostrada no desenrolar da narrativa, ao ler foi como se a lâmpada no meu coração acendesse e eu pude enxergar que muito do que vivi não foi minha culpa e que ás vezes nem existe um culpado.
Por ser um livro se divide em capítulos, cada capitulo carrega uma reflexão diferente, vou falar um pouco sobre alguns que mexeram mais comigo (na verdade todos mexeram, pois esse livro é maravilhoso), ou seja vou falar sobre eles baseado nas minhas experiências (que são poucas, confesso).

O primeiro capitulo já vem como uma voadora e nos derruba: “Onde Não Existe Amor, Não Se Demore”. Logo de inicio o autor nos mostra que não adiante insistir que nós já estamos amando sozinhos. O amor é uma via de mão dupla, não dá para amar por dois e achar que está tudo bem por que não está. É preciso maturidade para entendermos quando chegou ao fim, e acabar não é sinônimo de falta de amor, mais sim o cansaço de lutar só por algo que não vale mais a pena.

“Amar é saber abandonar o barco quando você estiver remando sozinho, é estar pronto para desatar os laços que se transformaram em nós apertados.”

Em “A Vida Segue Com ou Sem Você”, vemos que por mais que doa seguir em frente sozinho, nós não podemos baixar a cabeça e desistir de tudo por causa de um término. Não cabe a nós decidir se o outro deve ir ou ficar, pois essa escolha é somente dele. A verdade é que a dor nos mostra como fomos fortes, como podemos ir além e aprender com tudo isso. Quando entendemos que apesar daquele vazio, daquelas lembranças, precisamos continuar, a cicatrização fica mais fácil e seguimos em frente sem medo do que nos aguarda.

“Por mais difícil que seja abrir mão de alguém, nós temos que nos sacrificar pra continuarmos sozinhos seguindo sozinhos. Ou a gente continua nosso caminho, mesmo sofrendo, ou a gente fica pra trás e deixa a dor tomar conta de tudo.”



“Você Não Precisa Ter Medo de Ficar Sozinho’ é dos capítulos que mais gostei, pois Iandê vai nos mostrar que não tem problema nenhum em ser solteiro e que esse momento vai ter um papel significativo na vida de cada um. Estar sozinho não implica dizer que estamos tristes ou amargurados, mas que nessas circunstâncias temos coisas que julgamos mais importantes que um relacionamento, que estamos direcionando nosso tempo para âmbitos que talvez deixamos de dar atenção em outros momentos. Estar solteiro quer dizer que não achamos uma pessoa que seja  digna de nós e que talvez nem estejamos afim de procurá-la agora.

“A gente não precisa ter medo de ficar sozinho, sabe? Além de a solteirice não ser o fim do mundo que pintam por aí, você pode aproveitar muitíssimo bem sua própria companhia.”

Chegamos agora ao capitulo que mais mexeu comigo e que me fez desaguar: “Alguém Ainda Vai Gostar de Você Como Você é”. Quando me deparei com esse titulo no inicio do capitulo, logo meus olhos se encheram de lágrimas, pois a própria aceitação é um caminho longo e árduo e pensar que alguém poderá gostar de você da forma como você é , está longe de ser uma possibilidade em nossas cabeças. Ao ler essa parte do livro, imaginei que ele já poderia acabar, porque a mensagem de amor e de seguir frente tinham sido  aprendidas com sucesso. Imaginar que cada um de nós com nossas particularidades e estranhezas seremos amados e queridos por alguém é uma loucura pra mim, mas é uma realidade. Um dia alguém vai amar nossos costumes esquisitos, nossas manias particulares, nossa preferência por comidas que ninguém mais gosta. Essas coisas nos fazem únicos e alguém, em algum momento da vida vai nos amar por sermos únicos. 

“Alguém ainda vai  gostar de você, assim mesmo, exatamente como você é. Alguém vai se importar com você, desejar estar com você sempre que possível, te ligar no meio da noite só pra perguntar se está tudo bem. Alguém ainda vai te encontrar e vai querer só o seu bem, vai medir as palavras pra falar com você e não a distância pra te ver. Alguém ainda vai esbarrar em você, alguém por inteiro, com erros e defeitos, mas disposto acertar e corrigir sempre.” 

“Onde Não Existir Reciprocidade, Não Se Demore” foi o melhor livro que li esse ano, terei que ler algo muito esplêndido para que ele seja superado. A forma como me identifiquei com a narrativa foi incrível! Eu amei cada parágrafo do livro,e assim que terminei quis lê-lo outra vez com a  certeza que seria uma experiência memorável. A parte gráfica do livro está maravilhosa, a capa encantadora e o titulo já nos arrebata de cara, a obra apresenta alguns espaços destacados que a deixam ainda mais fascinante e completa.
Este é um livro pra você que já amou, que ama e que ainda vai amar. Uma leitura  intensa e dolorida, com reflexões que nos chacoalham e que nos preparam para momentos difíceis mais superáveis. Se tem uma coisa que fica clara aqui, é que toda dor passa e que podemos continuar sozinhos, afinal de contas, nossas felicidade somos nós que fazemos.





Sobre o Autor:






Tenho 26 anos e sou recifense. Estudei Rádio e TV, mas nem sempre soube o que queria da minha vida. Quase cursei direito, pensei em ser médico, me formei em Artes Visuais, até decidi criar um blog e escrever sobre as relações humanas, inclusive, os textos têm servido como remédio pra muito gente. Sou apaixonado por todas as coisas que me movem, detesto monotonia e talvez, você me veja por aí com mochila nas costas, em busca de algum lugar que me traga paz.



31 comentários:

  1. Adorei a sugestão de leitura. Sem dúvidas será uma das minhas próximas aquisições.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Que dica legal, gostei muito!
    Estava procurando um livro desse gênero e que fosse interessante para dar de presente, vou pesquisar um pouco mais sobre ele antes de comprar.

    Beijos e abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiieee

    Meu Deus, que dica linda! O melhor livro do ano até agora não é pra qualquer obra, fico feliz em saber que te conquistou totalmente. Vou anotar ele na lista, vamos ver se pinta a oportunidade qquer dia.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que a oportunidade apareça, pois esse livro é de tô muito lindo! Beijinhos

      Excluir
  4. Olá!
    Que dica maravilhosa de leitura!
    Eu não conhecia essa trama, mas adorei saber que tem tantos ensinamentos que fica impossível não se sentir conquistado e atraido por essa leitura.
    Fiquei com a sensação de ser leitura obrigatória!
    Dica anotada!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Que dica incrível de leitura! Amei conhecer um pouco do livro através dos seus olhos. gosto de leituras carregadas de sentimentos e que nos ensinam algo, esse livro parece ter os dois, amei a dica e a resenha ficou maravilhosa <3

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado! Tenho certeza que você vai amar essa leitura ! Xero !

      Excluir
  6. Olá, que bom saber que gostou tanto assim dessa leitura. Ainda não conhecia o livro, mas me parece que ele traz verdades que precisamos entender, guardar dentro de nós e levar para a vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Certamente você também irá se apaixonar por esse livro, leia leia leia !

      Excluir
  7. Eu não conhecia o livro e achei a obra muito interessante, gostei de poder ler a sua resenha sobre ele e de poder conhecê-lo um pouco. Achei a capa muito bonitinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa capa é um amorzinho! Torço para que tenhas a chance de lê-lo qualquer dia.

      Excluir
  8. Achei a ideia desse livro muito boa, parece ser uma leitura muito interessante.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem, eu já conheço a escrita do autor de alguns textos soltos que li e gosto muito do estilo dele, realmente o título do livro já é um chute na cara, mas que eu acho que muita gente precisa desse choque de realidade, amei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa mesmo! O Iandê é um autor mega fofo e os textos dele são lindos e bem inspiradores !

      Excluir
  10. Por nda Karini, espero que você tem a chance de lê-lo qualquer dia ! Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Wesley, tudo bem? Já tinha achado esse título interessante, mas não tinha me atentado ao fato de ter sido escrito por um homem, achei ainda mais instigante. A capa é outro ponto positivo da obra. Acredito que esse livro seja necessário para muitas pessoas que se encontram exatamente no ponto negativo de um relacionamento, aguentando e suportando algo que não merecem. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  12. Que capa maravilhosa, que título sensacional e que amor saber que o autor é meu conterrâneo!!!!

    Adorei sua resenha e já estou buscando esse livro em alguma livraria para o ler.

    Beijos, Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  13. Nossa que resenha linda, e ual, melhor leitura do ano, mas ele ainda nem está na metade, será que vai encontrar algum que supere? Espero que sim. Adorei poder conferir sua opinião. Muito interessante. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Nossa como concordo que a primeira obrigação de nos fazer felizes é nossa, penso assim mesmo. Atribuir a condição de sermos felizes aos outros realmente não faz sentido para mim.
    Amei a sua resenha, um livro com um tema muito interessante e que leva o leitor a refletir sobre, sem falar que amei o fato de vc colocar que o livro dialoga conosco – quase um amigo.
    Tenho certeza que alguém gosta de mim como sou, sem mudar nada. Isso é show e o autor foi pleno.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    Vou te confessar que eu jurava que esse livro era auto-ajuda. Lendo sua resenha, eu até daria uma chance para essa leitura.
    No entanto, não parece ser o estilo de livro que eu gosto muito. Eu gosto mais de romances mesmo, livros de ficção, fantasia, etc. Por esse motivo, não é uma leitura que eu daria prioridade no momento.
    Mas gostei da sua resenha e vou anotar a dica para ler em alguma oportunidade.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. O título é ótimo! Não conhecia o livro e fiquei instigada a ler. Pela sua resenha, o autor fala de aspectos da vida que desrespeito a todos. Acho que todas as pessoas, em algum momento da vida, fica um pouco perdida em relação ao amor, a autoestima. Então, acho bom ler textos que nos ajude a encontrar uma luz, um caminho, uma mão.

    ResponderExcluir
  17. aaah, pernambucano feito eu, que bacana *-*
    super concordo com esse título... fiquei curiosa pra ler a obra, confesso. mesmo que fuja um bocado do que costumo ler...
    bj ^^

    ResponderExcluir
  18. Eu já ouvi falar deste livro, apesar de não ter lido. Não é um livro que eu queira ler no momento, mas acho super válido a proposta dele. O título já fala por si mesmo, e concordo plenamente com ele. É preciso derrubar este medo da pessoa ficar sozinha.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  19. Oii! Nossa, deve ser um livro muito bonito e reflexivo. Eu não conhecia essa obra, mas fiquei curiosa para conferir a escrita do autor. Amei os quotes, dica anotada com certeza. Bjss!

    ResponderExcluir
  20. Olá, tudo bem camarada?

    Então, eu não conhecia esse livro, parece ser uma leitura e bem reflexiva, a capa ficou muito legal e gostei do título. Parabéns pela resenha, dica anotada!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  21. OiiI!

    UOU que resenha linda! Que livro incrivel!! Não o conhecia e já amei! Fiquei encantada com a sua resenha e principalmente por saber que se tornou o melhor do ano! Que sucesso.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Que maravilha,preciso muito ler esse livro tenho muito que aprender.😮

    ResponderExcluir