quarta-feira, 17 de julho de 2019

Resenha || Depois do Primeiro Olhar, Malu Simões


Título: Depois do Primeiro Olhar
Autora: Malu Simões
Editora: The Books
Páginas: 360 / Ano: 2018
Onde Comprar: Site da Editora

Ela acredita no amor, na força do destino e na ajuda dos cosmos para protegê-la. Ele é mais cético e prefere os fatos e constatações. Por ajuda dos astros ou por apenas coincidência eles acabam se encontrando em frente à Fontana di Trevi, um encontro inesperado que a leva cair no chão. Poderia ser apenas um simples esbarrão, meros toques de ombros e um pedido de desculpa, mas os olhos deles se encontraram e a ligação aconteceu naqueles ínfimos segundos. Por destino ou por mero acaso eles se reencontram e o que acontece depois do primeiro olhar é algo que nenhum dos dois poderia imaginar.







"Depois do Primeiro Olhar" é uma história que nos ganha em suas primeiras páginas. O modo de narrar da Malu Simões é muito limpo, natural e com um fluidez tão grande que nos sentimos dentro história e a identificação com os personagens acontece de modo quase imediato.

"Nós ficamos ali por algum tempo, cada um com os seus pensamentos, mas com a certeza de que estávamos seguindo o caminho certo, um amparando o outro com amor e respeito."

Mari é uma jovem que foi passar suas férias na Europa, que sempre foi um grande sonho, assim ela se jogou e foi curtir esse momento tão único e indescritível. Tudo na viagem estava dando certo, até o instante em que um estranho esbarrou nela e atrapalhou o seu pedido à Fontana di Trevi. Após dizer uma boas verdades para aquele brutamontes , ela continua aproveitando ao máximo sua estadia em Roma. 





O que a nossa protagonista não esperava ao chegar no aeroporto do Brasil era dar de cara com o homem que havia lhe jurado amor eterno e dito várias e várias vezes que ela era sua vida, beijando outra mulher bem na sua frente. Aquilo foi a gota d'água para o fim do seu relacionamento com Murilo.
Apesar do sofrimento causado pela traição, ela segue em frente e se dedica cada vez mais ao seu trabalho.

Sem entender muito bem  se é algum tipo de brincadeira dos astros, em uma manhã ao sair atrasada para o trabalho Mari encontra o desconhecido que a atrapalhou em Roma e percebe que ele é mais irritante do que ela imaginou e para completar o elevador resolve quebrar deixando os dois trancados juntos por alguns minutos. 
É assim que ela descobre que ele se chama Roberto e que talvez ele não seja tão ruim como ela pensou.




"Há dias na vida de qualquer ser humano que ele se pergunta o porquê de ter acordado. Não que eu não agradecesse o fato de estar viva e com saúde para desempenhar as minhas atividades, mas, pelo amor de Deus, parece que o universo conspirava contra mim a cada minuto que eu insistia em respirar naquele dia."

Mais uma vez me apaixono por uma história da Malu nos primeiros capítulos! Já conheço a escrita da autora e sabia que esse livro iria me arrebatar desde o seu início. 

O enredo tem um ótimo crescimento, nos deixando curiosos para descobrir o desenrolar dos encontros e desencontros dos protagonistas. Os personagens são bem maduros e os conflitos que surgem no desenrolar da narrativa levantam questões mais adultas. A trama é muito intrigante e desperta no leitor uma ansiedade em saberes quais serão os próximos passos de Mari.

As descrições de alguns elementos da cultura italiana me agradaram muito e pude imaginar, com facilidade, tudo que ia sendo dito durante o enredo. Isso trouxe um ar bem interessante para esse livro, pois uniu traços brasileiros e italianos, e a autora soube como trabalhar bem essa questão.  

"Em nossos olhares havia amor, havia desejo, havia cumplicidade, havia eternidade. E nós nos entregamos ao caminho do clímax logo sentindo simultaneamente em todo a sua intensidade. Os corações batiam num só."

Essa trama desenvolve algumas discussões sobre família e amizade, o que deixa esse livro ainda melhor. Eu adoro enredos com essa temática e aqui pudemos ver  o quanto é importante estarmos cercados de pessoas que acreditam em nós e nos impulsam a seguir e sermos melhores. Isso foi algo que aqueceu me fez gostar ainda mais desse livro. 





O paralelo entre cético e místico que permeia toda a narrativa é maravilhoso! Isso mostra como o respeito às diferentes crenças é imprescindível para se ter uma convivência amistosa. 
A prosa de Malu Simões é uma delícia. Instiga o leitor e nos envolve de um jeito único! A cada capítulo nos faz ansiar por mais e mais, é como se fizéssemos parte da história e nos identificamos com as dores e sentimentos de cada personagens. 

"[...] Não existe uma fórmula escrita para o amor. Basta senti-lo em sua plenitude e cultivá-lo como uma planta que é regada com doses homeopáticas de nutrientes e água."

O final da obra caminha com um leve suspense que deu um 'up' na história, mostrando que o caráter das pessoas nem sempre é aquele que aparenta, nos fazendo pensar em como podemos nos enganar por confiar demasiadamente em alguém. 

"Desde o Primeiro Olhar" está entre os meus preferidos da autora. Com uma construção que envolve o leitor, e uma linguagem objetiva e simples, esse New Adult arrebata qualquer um que se aventurar a lê-lo. Um romance que me conquistou e aqueceu com doçura o meu coração. 






9 comentários:

  1. Olá!

    A premissa já me conquistou logo de cara: romance e aeroporto. Adoro histórias assim, principalmente quando "dá de cara" com homem que jurou amor eterno. Já imagino diversas situações hilárias! Estou adicionando na minha listinha. ;D

    Obrigada pela dica e a resenha ficou ótima, Wes.
    Vou seguir por aqui para conhecer mais livros ótimos como esse.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente não conhecia essa obra, mas ela possui todas as característica que eu amo em um bom New Adult. Primeiro que somos fisgados pela história logo nas primeiras páginas, outro ponto que amo e me identificar com os personagens. E o fato de se passar tanto em roma quando no Brasil, misturado com a cultura Italiana me deixou ainda mais interessa por esse livro.

    ResponderExcluir
  3. New adult é meu tipo de livro, adorei conhecer um pouco dessa história. Sempre tem um namorado que é embuste né, fala sério. Fiquei curiosa em como vai se desenvolver essa história entre ela e Roberto. Vou tentar ler, achei a capa linda!
    www.aquelemqueana.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Wes!!! Cara, eu sou louca pra ler algo dessa editora, mas nunca sei por onde começar, e acho que acabei de descobrir!
    Eu gosto quando a gente consegue se conectar com os personagens e com a história logo de cara! É muito bom quando isso acontece!
    Amei suas fotos e sua resenha ficou linda!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, nunca li nada da autora, mais gostei de saber que a construção do livro foi positiva para sua experiência como leitora!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Não conhecia a autora, nem a obra, mas após a sua resenha fiquei bem curiosa. Gosto quando os livros trazem questões sobre amizades e questões familiares, e se esse é seu favorito da autora, acho que irei gostar bastante também. Dica anotada e amei demais os quotes <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito de sua resenha, das fotos e do jeitinho do blog. Muito aconchegante!!
    Já sobre o livro, não é meu gênero preferido e não me vejo lendo. Mas, eu adoro saber como é diversificado nosso meio, e através dos diversos blogs que conheço, um pouquinho de cada eu vou interiorizando.
    Grande beijo

    Carol, do Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  8. Oi, Wes! Que saudade de vir no seu blog <3
    Adorei a premissa do livro, parece ser uma leitura encantadora e depois de tantos elogios seus à obra seria impossível eu não me interessar pela leitura. Amei a dica.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Ah parece ser um romance lindo de se ler! Gosto de tramas que trazem romance e o dia a dia dos protagonistas. Sem contar o lance da viagem que é sempre divertido de se ler.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir