segunda-feira, 23 de abril de 2018

Resenha || Corte de Espinhos e Rosas

Título: Corte de Espinhos e Rosas #1
Autora: Sarah J. Maas
Editora: Galera
Páginas: 434 / Ano: 2015
Skoob 
Onde Comprar: Saraiva


Em Corte de Espinhos e Rosas, um misto de A Bela e A Fera e Game of Thrones, Sarah J. Maas cria um universo repleto de ação, intrigas e romance.Depois de anos sendo escravizados pelas fadas, os humanos conseguiram se libertar e coexistem com os seres místicos. Cerca de cinco séculos após a guerra que definiu o futuro das espécies, Feyre, filha de um casal de mercadores, é forçada a se tornar uma caçadora para ajudar a família. Após matar um féerico transformada em lobo, uma criatura bestial surge exigindo uma reparação. Arrastada para uma terra mágica e traiçoeira que ela só conhecia através de lendas , a jovem descobre que seu captor não é um animal, mas Tamlin, senhor da Corte Feérica da Primavera. À medida que ela descobre mais sobre este mundo onde a magia impera, seus sentimentos por Tamlin passam da mais pura hostilidade até uma paixão avassaladora. Enquanto isso, uma sinistra e antiga sombra avança sobre o mundo das fadas e Feyre deve provar seu amor para detê-la... Ou Tamlin e seu povo estarão condenados.










Porque sua alegria humana me fascina, o modo como vivencia as coisas em sua curta existência, tão selvagem e intensamente e tudo de uma vez, é… hipnotizante. Sou atraído por isso, mesmo quando sei que não deveria, mesmo quando tento não ser.”


Uma jornada épica. Uma história única. Um mundo fantástico criado para nos encantar. A história de Feyre nos inspira e nos encoraja a lutarmos pelo que acreditamos. Com um enredo envolvente, frenético e singular, Sarah J. Maas nos captura com mais uma série de tirar o fôlego.

Após anos de escravidão, os humanos agora livre dos feéricos, vivem  longe das fronteiras que dividem Prythian nas terras feéricas e nas terras humanas. Uma muralha mágica,  invisível , impede que qualquer humano passe para o lado de lá, e eles não querem isso, pode ter certeza.



Feyre sustenta sua casa. Outrora sua família possuía riquezas e fartura, mas após uma tentativa frustrada de seu pai de aumentar ainda mais o seu dinheiro eles perderam tudo e de quebra seu pai teve o joelho destruído. Agora ela é a única que põe alguma coisa na mesa, e não deixa que eles morreram.


“Eu poderia ter ficado intrigada, caso não planejasse, em algum momento, deixar aquele lugar. Em breve, Tamlin não seria mais meu problema.”

Em uma de suas caçadas, ela encontra um enorme lobo. Apesar de quase jurar que ele é um feérico, a única escolha que ela tem é matar o animal e aproveitar para arrancar a pele e vender para obter algum dinheiro, eles vivenciam tempos insanos afinal. A noite porém uma surpresa acontece: a casa de Feyre é invadida por um feérico que alega uma quebra no tratado de paz e afirma que ela terá que ir com ele para pagar a divida por ela ter matado um ser mágico. 

Sem escolha, ela vai com a besta mas não esperava que o monstro  que invadiu sua casa fosse o Grão-Feérico da Corte Primaveril de Prythian. Quando começa a viver na corte, Feyre começa a perceber que as diversas lendas que ouviu não são completamente verdades, e podem ser bem piores do que ouviu. Cercada por mistérios sombrios, ela esta intrigada com Tamlin, o senhor daquelas terras, que esconde um segredo terrível sob uma mascara.


“[...] Uma criança. O que significava que deveria ter mais de ... – Mas, se eu fosse velho suficiente, teria. Contra escravidão, contra tirania, eu marcharia feliz para minha morte, não importando de quem fosse a liberdade que eu defendia.”

Quanto mais ela conhece sobre a perigosa magia daquele lugar, a aproximação de Tamlin aumenta e sentimentos inesperados começam a surgir entre ambos. O surgimento dessa paixão avassaladora poderá levar o reino a sua destruição futura. Uma vida por um coração. A expansão de uma sombra maligna pela corte precisa ser detida, e somente o amor de Feyre é que pode derrotá-la. Mas como ela provará esse amor, se nem ela mesma sabe o que está sentindo? 

Alguém me puxa por que estou no chão. Esse é o primeiro livro da autora que leio e necessito urgentemente de tudo que ela já escreveu! Um dos melhores livros fantásticos que já li. Original, com um enredo bem elaborado e que nos prende desesperadamente, é impossível largar o  livro até o desfecho final te deixa de boca aberta. Um livro memorável!

Primeira coisa que me ganhou foi a independência de Feyre. Ela é uma personagem que sabe o que quer, chega faz e acontece, e isso me cativou de cara. Toda responsabilidade recaí sobre seus ombros e ela da seu máximo para ver sua família bem, é muito nítido todo amor e cuidado que ela tem por sua casa.

O modo com a J. Maas constrói a trama intriga qualquer um. Ela é muito esperta, tenho que confessar. Criando um suspense ao longo da narrativa, ela só entrega no final e ainda joga umas interrogações na nossa cara, para desespero nosso. O romance também apresenta um bom desenvolvimento, e ficamos sem saber para quem torcer.

“Ela vira aquele chalé com esperança; eu o vira com nada além de ódio. E sabia qual de nós tinha sido mais forte.”


Gostei muito do amadurecimento que a Feyre vai sofrendo durante a trama. De garota afrontosa das aldeias humanas, ela vai ganhando uma força tamanha que o destino das cortes depende totalmente dela.
Cada personagem que vai surgindo na narrativa, tem papel importante e não aprece só uma vez para preencher uma lacuna vazia, e isso me agrada muito.

O que falar da capa e diagramação maravilhosas? A editora optou (assim como em Trono de Vidro) alterar a capa, mas a versão brasileira ficou tão linda quanto a original. Os capítulos apresentam espinhos que dão aquele toque arrematador na obra. Encontrei alguns errinhos de revisão, mas nada que comprometa o livro.

Com uma narrativa singular, e um universo que lança o leitor em descobertas imprevisíveis, “Corte de Espinhos e Rosas” é uma leitura obrigatória para quaisquer amante de literatura fantástica. Sarah J. Maas é uma das melhores escritoras do gênero, sem dúvida alguma e nos presenteia com uma história implacável.  Estou ansioso para ler os demais livros dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário