quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Resenha || A Princesa de Ônix #1


Título: A Princesa De Ônix #1
Autora: Jadna Alana
Editora: Coerência
Ano: 2017
Páginas: 340
Skoob: AQUI
Onde Comprar: Site da Editora



Em um mundo onde a magia é possível, Sete Reinos foram criados pela Trindade Iniciadora. Eles foram representados por espécies mágicas diferentes e a lei e o poder foi a única verdade absoluta para ser vivida durante os últimos séculos.No Reino de Ônix, a princesa bruxa Amie Bell, acaba de completar dezoito anos de idade. Uma data que deveria ser comemorada com muita alegria, mas que acaba se tornando o pior dia da vida dela. Encurralada por um feitiço que deu errado, a jovem embarca em uma aventura onde descobrirá o que existe além dos muros do palácio onde viveu a sua vida inteira. Terá que despertar suas habilidades para sobreviver sem todos os caprichos que tinha como princesa e terá que lutar por sua sobrevivência com a ajuda de um Clã que vive contra as leis de Olivarum.Você está pronto para encarar essa aventura?Lembre-se: Se fizer a escolha errada, tudo pode acabar



Com uma escrita leve e uma força criativa invejável, Jadna Alana nos apresenta um universo mágico único e encantador, que envolve o leitor e nos faz vivenciar cada página como participantes da história. O enredo bem construído, mostra que há beleza na diferença e que todos devem ter a liberdade de amar.

"Imagines apenas que chove aqui dentro. E que estou me afogando por você"

Muitos séculos e muitos séculos atrás, no mundo de Olivarum, sete reinos foram criados pela Trindade Iniciadora: Diamante, reino dos anjos; Esmeralda, reino das fadas; Safira, reino das sereias; Rubi, reino dos vampiros; Jaspe, reino dos licantropos; Ônix, reino dos bruxos; e Pérola, o reino dos feiticeiros. Cada reino é governado por uma família, que se responsabiliza pelo ensino e execução da lei criada e obedecida cegamente desde a origem dos reinos. Ninguém jamais ousa desobedecer as antigas leis de Olivarum, pois os castigos são cruéis e acontecem imediatamente após o crime ser identificado.

No reino de Ônix a princesa Amie Bell esta completando 18 anos, sendo que esta é uma data comemorativa e muito importante na vida de um bruxo da família real e todo nervosismo pode acabar atrapalhando o desempenho de Amie em sua tarefa.
No momento mais aguardado da festa, ela executa o feitiço e ... Some. Devido à toda pressão, o feitiço acaba dando errado e levando Amie para um lugar que ela nunca viu e sozinha e sem as regalias de princesa, ela terá que achar um jeito de sobreviver.



Na floresta em foi parar, Amie encontrará um grupo de jovens que se denominam como o "Clã do Pacto" e vivem contraditoriamente às rígidas leis de seu mundo. Com medo e sem ter para onde ir, ela precisa aceitar a ajuda daqueles seres que pregam coisas inadmissíveis a Amie.
Aos poucos ela começa a perceber que a uma grande possibilidade deles estarem falando a verdade, isso a deixa ainda mais assustada quando tudo que ela deseja é chegar sã e salva em sua casa para reencontrar sua família e principalmente o seu irmão Alek.

"A princesa não conseguia acreditar, era tudo terrível demais para ser verdade. Ela precisava de acalmar. Aqueles seres estavam contundindo sua mente. Estavam tirando seus ideais. Mas ela tinha que se controlar. Eles não estavam falando a verdade.
Eram seres maus e estavam mentindo."

Em seu caminho de volta para o lar, ela terá que enfrentar terríveis perigos e perceberá que o inimigo  estava próximo dela o tempo inteiro. Na luta para sobreviver, Amie fará amizades verdadeiras e vai descobrir mais sobre si mesma, vivendo situações que jamais pensou que passaria.
Uma jornada de segredos e descobertas aguardam aqueles que se aventuram em Olivarum.

Uma narrativa instigante e encantadora. Só posso dizer que essa foi uma das leituras fantásticas que mais amei entre tantas que já realizei. "A Princesa de Ônix" é um livro que apresenta um enredo mágico bem construído e nos leva a acreditar que de fato a magia existe.

Amie é uma personagem que cresce muito durante o desenvolvimento da trama. No início ela é bastante imatura, mas os acontecimentos inesperados vão moldando o caráter dela.
Algo que me chamou a atenção foi toda a pressão sobre a Amie. Todo esforço que ela faz para se sair bem no feitiço, o que acarreta um desgaste emocional e psicológico muito grande nela, é para agradar os pais e não envergonha-los na frente de toda a corte mágica, em todo momento ela é obrigada a fazer tudo aquilo, por mais que seja desconfortável para ela. Toda essa situação vivenciada pela protagonista me fez pensar em todas as situações que cada pessoa já fez algo que não queria pelo simples fato de "ter que obedecer às regras" , infelizmente incontáveis são os casos de ter pessoas que precisam abandonar o seu verdadeiro eu, suas reais vontades e anseios para se encaixar nas regras, o que não deveria acontecer.


"E sabem por que não podemos ficar juntos? Porque a lei disse que seres de outras espécies não podem, mas eu não quero saber... não vou viver como um fantoche, eu vou viver meu amor, nem que seja pelo último suspiro de minha vida."

O Clã do Pacto surge na narrativa com uma nova proposta: recusar as brutais e extremistas leis de Olivarum e viver o amor como base de suas vidas. Confesso que esse grupo de personagens me cativou muito, pois mostra que seres diferentes podem se unir em prol de uma causa que favorecerá a todos. Não é por ser fisicamente diferente ou ter uma opinião contrária que é errado nos unir para lutarmos por uma causa que vai ajudar a muitos outros. Em outras palavras, o Clã do Pacto está dizendo: você não precisa ser mulher para lutar pela igualdade de gênero, você não precisa pertencer à comunidade lgbtq+ para desejar que eles tenham os seus direitos (que são garantidos pela constituição) efetivados, que não precisa ser negro para defender a causa étnico-racial. Sem comentários para definir minha alegria ao deparar com essa questão durante a leitura.

Eu não poderia esquecer de mencionar o meu personagem favorito: meu amado, fofo e querido Milo. Esse feiticeiro é um amorzinho sem fim. Com seu jeito ímpar e sua felicidade (quase) inabalável ele se mantém firme diante das lutas que precisam travar e se mostra um amigo fiel que busca ajudar a Amie a se estabilizar no Clã e com alguns feitiços, já que ela não é muito boa. Eu me identifiquei muito com esse personagem, e ele ganhou um espaço especial no meu coração (para não dizer meu novo crush literário).

"Um amor não pode ser rasgado como uma simples folha que cai de uma árvore é. Um amor não pode ser destruído como um copo de cristal atirado ao chão! O que sinto não vai morrer nunca."

O amor está impregnado nas páginas desse livro. Os relacionamentos entre seres de reinos diferentes é terminantemente proibido (pessoas proibidas de amar? Acho que já vi isso por aí...) e o modo como essa discussão vai sendo montada na história nos direciona a refletir sobre como todo modo de amar é válido.



A narrativa se passa em dois planos simultâneos: mostrando o que acontece com Amie e os acontecimentos com Alek no castelo. Isso deixa nossa visão sobre o enredo bem ampliando e ficamos por dentro de tudo que ocorre com os personagens. Devo dizer que é preciso preparar o coração para alguns acontecimentos fortes na perspectiva do príncipe bruxo.
A parte gráfica do livro dispensa qualquer comentário, pois esta formidável! Começando pela capa incrível e indo até os detalhes no finalzinho de cada página, esse é um dos livros mais lindos que já vi. Estou encantado.

"A Princesa de Ônix" é uma obra nacional que, com criatividade e maestria, levanta discussões necessárias em um enredo único com tudo que uma narrativa fantástica de qualidade merece. Os fãs de fantasia necessitam ler esse livro. Embarque nessa aventura com Amie e que a Trindade lhe proteja. Ipsa Trinitas!




12 comentários:

  1. Oi Wes, tudo bem?
    Ahhhh que eu não conhecia esse livro e já estou encantada com a sua resenha.
    E ainda mais por se tratar de uma obra nacional, me interessei. Esse ano li pouquíssimos nacionais e quero dar mais chance pros nossos autores ano que vem. E por ser apaixonada por fantasia, inclui esse na lista de desejados *_*

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu não sou muito fã de livros de fantasia, porém esse é um dos poucos que tenho bastante vontade de ler. Parece ser uma obra maravilhosa, com personagens incríveis. Ótima resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Oi, Wes. Tudo bem?
    Que premissa mais interessante! Eu ainda não conhecia a série e já gostei bastante desse primeiro volume. A trama me deixou curiosa e a sua resenha me animou para ler, espero ter a oportunidade em breve. Adorei ver seus comentários sobre a leitura e me parece ser uma obra com a qual eu me envolveria bastante.

    ResponderExcluir
  4. Oi Wes,
    Não tem uma resenha desse livro que alguém fala alguma coisa ruim. Eu gosto muito de fantasia, gosto muito de bruxos e gosto muito dessa alternância na narrativa. O livro te tudo para me agradar em todos os sentidos, eu sei, mas falta tempo para me dedicar a essa obra como ela merece.
    Como sempre, sua resenha está incrível e as fotos maravilhosas.
    Vou anotar a dica, sem dúvidas!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. É uma delicia quando acompanhamos o crescimento dos personagens, né? Dá até um orgulhinho interno, nem sei como reagir hahaha eu amo demais! Não conhecia a história e a sua resenha ficou tão bem escrita que me encheu de vontade de conhecê-la, parabéns.

    ResponderExcluir
  6. Oiii Wes

    Eu gosto de narrativas intercaladas e se passar em dois momentos distintos mostrando dois personagens e suas realidades deixa a história bem mais agil, é sempre mais interessante. Eu amei essa capa, está linda. No momento, a premissa apesar de ser bacana não me chama a atenção pois ando saturada de histórias fantásticas, mas quem sabe futuramente.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Wes! Tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas deu para ver o quanto você gostou da leitura. Confesso que, apesar de amar livros de fantasia, eu não ando muito no clima para livros assim, especialmente os que envolvem feiticeiros. Por causa disso, não fiquei muito interessada em ler.
    No entanto, o enredo é bem interessante e parece que o universo foi bem construído pela autora. Além disso, gostei de ver que ela trabalha questões importantes na obra. Então, não é uma leitura que eu pretenda fazer no momento, mas adorei sua resenha e vou anotar a dica para ler futuramente.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi!

    Eu ouvi falarem tanto desse livro, lembro até que a autora fez uma campanha no instagram para publica-lo. Que bom que conseguiu!

    O livro me parece ser muito bom e o fato de haver outros reinos me cativou. Pela sua resenha concluí que tudo foi muito bem amarrado, sem pontas soltas e gosto de livros assim. A dica está anotada.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Eu como grande fã de fantasia, acredito que irei gostar bastante da história. Consegui sentir a sua empolgação pela resenha e espero também adorar! Gosto de quando as leituras levantam discussões pertinentes. Adorei!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso quando se ter o crescimento de personagem não é mesmo? Mas confesso que não é uma leitura que me chame a atenção em nada para ser sincera, mas de qualquer forma o que importa é que você goste não é mesmo?!
    Parabéns pela bela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá Wes, eu tenho bastante curiosidade de ler esse livro e pelos seus comentários o enredo parece estar bem bacana, a protagonista parece ter tido um bom crescimento nessa ornada que ela tem que enfrentar *-* Além disso essa capa é sem duvida linda *-* Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro e gostei, adorei ainda mais saber que ele é resistência. Acho que as narrativas atuais estão conseguindo entender mais as necessidades dos outros e, por isso, soam tão inclusivas. Fico muito feliz que isso esteja acontecendo e que este livro faça parte dessa turma boa! Fiquei muito interessada! Obrigada pela dica!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir