segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Deixa Eu Te Contar || A Glória Da Cidade Natal




"Mesmo sendo uma pequena história, ainda assim é encantadora. Wes escreveu um conto que nos fez se colocar no lugar do personagem e sentir todos os sentimentos que ele estava passando, além do cenário que é imaginado com facilidade. Fascinante <3 ” Kah (Blog Cupcakeland)







A glória da cidade natal

A sensação de voltar é indescritível. 15 anos... Foi o tempo que levei para me reconstruir, para melhorar, evoluir. Eu sei que foi a escolha certa. E não me arrependo muito de tê-la feito.

Quando o táxi passa sobre a Ponte Crusby, que nessa época do ano está coberta de neve, uma nostalgia me invade e sou obrigado a parar naquele lugar que fora um marco na minha vida. No meu passado. 

Ainda dói pensar nele como passado. 

Peço para o taxista esperar alguns minutos, enquanto desço do carro afim de caminhar, sob a neve fria, até o outro lado da ponte. Ele diz, em um tom quase ríspido, que tudo bem, mas não devo demorar, pois a previsão anuncia uma nevasca que chegará em poucas horas. Apenas aceno afirmativamente com a cabeça.

Na minha trajetória até o outro lado da ponte, penso em como senti falta desse lugar. Dos altos prédios, das ruas arborizadas, dos museus e monumentos. Da minha cidade.
Quantos momentos inesquecíveis e dolorosos. Quantos sentimentos espalhados por cada uma daquelas ruas.

Absorvo o ar frio que me preenche e sigo de volta para o carro, com a certeza de que minha estadia aqui me trará a memória tudo que vivenciei nessa cidade. Tudo. Pensar nessa palavra me traz um arrepio a espinha, e com ele um certo medo. Medo da dor. De lembrar. 

Volto para o carro e grito mentalmente para que o motorista parta. Como se ele entendesse o que pensei, ele segue com o carro até o meu desembarque final. 

Encaro meus olhos castanhos e meu rosto negro com a barba por fazer no espelho, e vejo meu semblante meio assustado. Desvio o olhar de mim mesmo e busco meu celular na bolsa, com o propósito de passar o tempo enquanto não chegamos ao meu destino.

Ao ficar no início da minha antiga rua, pago ao motorista e pego minha mala. A mala que ele me deu. Nesse momento penso em como as feridas, que estão aparentemente cicatrizadas, podem doer. Muito. 

Tento me livrar dos diversos pensamentos que surgem em minha cabeça e me dirijo o mais rápido que consegui para minha casa. Bom, a casa dos meus pais.

Ao andar por aquela rua, pelo caminho que fiz tantas vezes, sou invadido por um sentimento familiar e estanho. Vejo as pessoas que conheci indo para suas casas, quando vejo um jovem garoto vindo em minha direção, que para diante de mim e pergunta: 

— Moço, o senhor precisa de ajuda? Está perdido? A voz dele é de alguém que de fato quer ajudar. Uma coisa difícil de ser vista. 

— Obrigado. Eu não estou perdido. Apenas vagando. 

Ele faz um movimento positivo com a cabeça, como se entendesse que estou perdido em meus pensamentos e segue seu caminho. 

Continuo andando e ao ver um enorme carvalho no fim da rua, o rosto do Lucian aparece nitidamente em minha mente e começo a chorar, mas não paro de andar. 

Lembro de quando o conheci, ambos com dezessete anos, não sei dizer se foi amor à primeira vista, porém assim que o vi, uma conexão entre nós se estabeleceu e eu sabia que ficaríamos juntos. Ele era o meu mais novo morador da rua e fiquei responsável por ajudá-lo a se estabelecer na escola e na vizinhança, assim nos aproximamos bastante e namorar foi apenas uma consequência da relação de amizade e confiança que construímos. 

"A vida é um sopro." As pessoas dizem isso o tempo inteiro, mas no fundo nunca pensam na profundidade que essa frase tem. 

No fim do ensino médio, descobrimos que o Lucian tinha uma doença terminal. Aquilo abalou a todos nós, mas ele, que deveria ser o mais afetado por aquilo, se manteve calmo e sereno o tempo inteiro até o dia que ele se foi. Ninguém pode dizer que ele não aproveitou o pouco que viveu como um furacão, foi rápido sim, mas não foi um sopro. Ele era intenso, forte. E saber daquilo me destruiu por completo. Eu tinha milhares de planos para o futuro. Nós tínhamos. E tivemos que ver um por um escapar do nosso alcance. Minha única alternativa foi fugir de tudo aquilo, de toda aquela dor sufocante e ir estudar em uma universidade no outro lado do oceano. Para ficar o mais longe que eu pudesse de tudo aquilo que me lembrasse dos abraços quentes e sorrisos que enchiam o ambiente de luz do Lucian. E aqui estou eu, de volta ao lugar que me deu tudo para depois arrancar de mim.

Quando me dou conta, já estou parado em frente da casa dos pais dele, e o carvalho continua ali, com seus galhos afrontosos e umas poucas folhas que ainda ousam resistir ao frio do inverno. 

Me aproximo daquela grandiosa árvore e começo a procurar algo que não sei bem o que é, como se meu inconsciente quisesse me mostrar alguma coisa importante. Vou passando minha mão pelo tronco firme e gélido do carvalho quando sinto uma ondulação. Afasto a neve que cerca aquela área e vejo ali as iniciais "L + T" grafadas dentro de um coração. Lucian e Taylor. Nós dois. Pode parecer clichê, mas minha alegria ao ver aquilo é imensurável. Percebo que ainda não havia parado de chorar, e agora estou soluçando desesperadamente. Tento parar, respirar para me recuperar um pouco antes que alguém me veja aqui. 

Em um ato inconsciente me atiro naquele tronco e o abraço. Fecho os olhos e imagino o Lucian me vendo de onde quer que ele esteja. Sussurro um Eu ainda amo você e como se fosse uma resposta, uma pequena folha se solta da árvore e pousa em meus lábios e naquele instante me sinto feliz. Imensamente feliz. 

Abraçar aquela árvore, que representa tanto para mim, me mostra que não vou mais aguentar coisas ruins. Mostra que ainda estamos unidos, que não devo tolerar a dor, que estar aqui é uma dádiva do meu mundo, é quem eu me tornei. 

Solto o carvalho e me direciono a minha antiga casa. Ao olhar para trás, percebo que não haveria melhor lugar do que esse para eu estar agora: na minha cidade natal. Onde as memórias são sempre frescas e as pessoas que conheci, são a maravilha de agora. 




19 comentários:

  1. Oi. Belo texto, sensacional e inspirador, o final é cativante, espero ler mais coisas sua por aqui. Parabéns pela extraordinária habilidade de escrita.

    ResponderExcluir
  2. Que texto maravilhoso e inspirador <3
    Consegui me sentir dentro do ambiente que vc descreveu

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto, muito inspirador e com uma mensagem maravilhosa. Parabéns pelas belas palavras que nos proporcionou.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    No início fiquei em dúvida se era alguma resenha de livro, mas depois entendi melhor o texto e confesso que adorei a forma como trabalhou me cativou.
    Parabéns pela escrita e continue sendo inspirado a escrever lindas e inspiradoras histórias.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Uau, que texto mais incrível! É, sem dúvidas, uma história inspiradora, que todos deveriam tirar um tempinho para ler. Parabéns pela escrita!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Oiiee

    Que texto lindo, vc escreve muito bem, esse final é carregado de emoção, parabéns pelo texto, super bem narrado.

    Beijo

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Que texto lindo e inspirador. Perdemos a noção da importância dos momentos e a frase A Vida é um sopro perde o sentido é vira apenas uma frase de para choque de caminhão. Enfim, adorei as palavras.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Um texto verdadeiramente doloroso e angustiante.
    A dor de Taylor é palpável e imensurável.
    Dar vontade de abraça-lo e dizer que não dar para superar, mas o tempo se encarrega de seguimos em frente e convivemos bem com as feridas que a Vida nos deixou.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ah, que honra poder ler seu conto!
    Achei ele tão profundo! As palavras foram singelas, mas com tanto sentimento em cada parte da narração que foi impossível não sentir o que o personagem estava sentindo. Encantador e profundo. Parabéns por esse texto lindo!

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Que conto mais lindo. Eu adoro contos, mas sempre fico com gostinho de quero mais. E eu queria mais desse.
    Texto lindo e inspirador, parabéns!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Que texto lindo! Adoro textos assim, que me fazem refletir.
    Adorei as suas palavras sobre a cidade natal, ponde muitas vezes queremos ir tãolonge, mas sempre acabamos voltando.
    Lindo!
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Heiii, tudo bem?
    Ahh lindo texto!
    Nada como a nossa cidade natal, cada um tem a sua e uma lembrança dela e coisas pra fazer de novo.
    Realmente é mto gostoso voltar para onde iniciamos a jornada e ver que sempre podemos voltar pra o nosso local.
    Um texto inspirador.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Olá! Que emocionante! E simples ao mesmo tempo! Trás uma sensação boa quando a gente retorna, independente de onde ou pra onde, pra um lugar que nos dá paz, que tem aquela nostalgia e boa sensação.. Adorei o texto!

    Bjoxx ~ www.stalker-literaria.com

    ResponderExcluir
  14. Oii

    Nossa, quando comecei a ler demorei um pouquinho a entender que se tratava de um texto seu e tenho que dizer que eu amei a história e tudo o que ela me fez sentir enquanto lia. Parabens pela sabedoria em transformar as palavras em uma historia incrivelmente inspiradora

    beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie amore,

    Que amor de blog...
    Que texto divino... me fez refletir.
    E está bem focado!

    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi!

    Cidade natal sempre vai ter um gostinho diferente, não importante onde seja, quais memórias você teve nela. Adorei o seu texto, me identifiquei um pouco em algumas coisas.

    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá Wes,
    Que final mais cativante dessa história. Eu realmente amei o texto, você está de parabéns pela escrita envolvente.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  18. Tem exatos 15 anos que não vou à cidade onde nasci e ler o seu texto me deixou muito nostálgica. Amei suas palavras e levarei esse texto comigo por muito tempo.
    beijos

    ResponderExcluir