quarta-feira, 11 de julho de 2018

Resenha || Para Sempre Lara




Título: Para Sempre Lara
Autora: Malu Simões
Editora: The Books
Páginas: 175 / Ano: 2017
Skoob
Onde Comprar: Site da Editora


Lara e suas amigas estavam empolgadas com a viagem para conhecer os Alpes suíços, esquiar e voltar para casa com muitas histórias para contar. Mais do que tudo, Lara iria finalmente conhecer o lendário Lago Blausee, cenário de uma lenda que sua mãe contava para ela desde a infância. É em meio à neve, cachecóis, bosques e danças típicas que ela conhece Christer, o herdeiro do trono de Nobia, que precisa se casar para assumir seu lugar de direito. No entanto, não estava em seus planos e de sua família que ele se apaixonasse por uma plebeia. Agora eles irão descobrir se a lenda de Blausee era mesmo real. Tudo indica que sim, porém, com um final um pouquinho diferente.






"Não seria prudente, de fato, eu criar ilusões vazias em minha mente envolvendo um tal nórdico deslumbrante. Eu voltaria para o Brasil, ele para o seu país de origem, e o meu coração ficaria novamente chamuscado pelo sofrimento."

Uma história despojada, clara e objetiva. Como um típico conto moderno, "Para Sempre Lara" é uma narrativa que mescla realidade e fantasia de um jeito ímpar, que prende o leitor e nos mostra que o amor pode acontecer em qualquer lugar e das formas mais inimagináveis.

Após um término terrível, Lara e suas amigas decidem passar as férias na Europa para conhecer os Alpes Suíços. Ela teve sua infância cercada por histórias mágicas que se passavam naquele lugar e sempre sonhou em visitar o local no qual seus contos favoritos aconteciam. Ela espera que essa viagem ajude a esquecer todo sofrimento que o rompimento de seu antigo relacionamento causou e está certa que não pretende se apaixonar tão cedo.


Ainda no aeroporto, Lara conhece Christer: um lindo deus Nórdico que arranca suspiros por todo lugar que passa. Certa que jamais encontrará aquele cara novamente, não lhe dá muita atenção e segue animada com suas amigas para o hotel para se instalarem e começarem a aproveitar o máximo daquele lugar.
O destino sempre guarda suas surpresas e no hotel Lara descobre que o tal deus Nórdico também ficará naquele mesmo hotel e em um quarto próximo ao seu. Ela tenta ao máximo não se aproximar daquele lindo homem, mas algumas circunstâncias começam a aproxima-los e Lara percebe que Christer é bom rapaz, e sua tentativa de não se apaixonar começar a escorrer pelo ralo.

"Segundos silenciosos se passaram. Eu o encarava, enquanto ele controlava a respiração, encorajando-se a me dizer algo. Eu pressentia que não gostaria do que viria a seguir. Então ele abriu os olhos." (Pág 130)

A relação entre eles começa a se estreitar, e Lara não desconfia que aquele belo cavalheiro é o príncipe herdeiro do trono de Nobia e pelas regras do pequeno reino nunca poderá ficar com uma plebeia, e para aumentar o problema ambos já estão perdidamente apaixonados.
Quando Christer decide contar seu segredo uma nevasca atrapalha tudo e eles descobrirão se a lenda de Blausee, tão conhecida pelos dois, é mesmo real.

Eu adoro histórias que envolvam frio, neve e aquela pitada de contos de fadas e quando são bem escritas é ainda melhor.
Uma narrativa que, apesar de clichê, nos revela que dá para sobreviver após um grande término. Infelizmente sabemos que a dor de ter um relacionamento rompido é muito ruim, mas não dá para ficar com a vida estagnada, e temos seguir em frente apesar da sofrimento. Lara é delicada e vê seu mundo de planos ruir quando seu ex acabou tudo, porém com a ajuda das amigas ela consegue superar essa fase.



Eu amei a forma como a amizade é colocada no enredo, sempre curto histórias que trabalham a amizade, e nesse caso não foi diferente.
É bom ver que as verdadeiras amizades ainda podem existir, e as amigas de Lara são "pau pra toda obra" , do jeito que tem que ser. Gosto muito da forma como elas apoiam a amiga sem tentar força-la a tomar a decisão que elas acham melhor, sem contar que não a deixam desaminar e se entristecer quando tudo parece que não vai dar certo. Elas estão com a Lara em todos os momentos, sejam eles péssimos ou incríveis, e vê essa amizade se fortalecer ainda mais  foi um dos pontos altos da narrativa para mim.

"O meu sangue impulsionou adrenalina pelas veias. Eu estava vivendo mesmo esse momento?" (Pág 88)

A parte gráfica do livro está toda linda. A capa expressa muito da história e já encanta o leitor de cara, a diagramação está impecável e com detalhes belíssimos que deixam a obra ainda mais linda. Com uma fonte confortável e uma revisão impecável, a leitura segue sem erros ortográficos.

A Malu tem uma escrita muito fluida o que torna a leitura rápida e extremamente agradável. Eu já havia tido contato com a forma de escrever da autora, mas com esse "cheirinho" de magia foi a primeira vez e torço para que ela escreva mais histórias assim.

Muita neve, frio e amor esperam por você em "Para Sempre Lara". Uma leitura de aquecer o coração, que mostra que um grande amor pode nascer de maneiras que jamais esperamos.

15 comentários:

  1. As fotos ficaram lindas e adorei a as cores da capa desse livro.
    E também fiquei curiosa para conhecer o desfecho O.O
    Já faz um tempinho que não leio um romance e esse parece ser bem gostoso de ler. Dica anotada

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Primeiramente, que capa mais linda! Eu adoro livros que envolvam essas "artimanhas" do destino, então fiquei bem curiosa para ler o livro. A trama parece ser muito interessante. Ótima resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  3. Ola
    Lindas fotos. Já tinha visto esse livro nas redes sociais mas nunca paei pra realmente saber do que se tratava. Livros com neve me lembra filmes que via na sessão da tarde , como a minha mãe diz que todo mundo sabe o que acontece mas para pra ver. Vi esses dias um filme que lembra esse filme e até que gostei, então vou anotar sua dica .
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi, Wesley. Que capa mais linda a desse livro! Eu ainda não conhecia e tudo nele me deixou bem curiosa e gostei muito de ver a sua opinião com a leitura. Parece ser um romance bem gostosinho de ler.

    ResponderExcluir
  5. Que delícia! Já estava interessada no livro, que tem tudo o que eu gosto. Quero aquecer meu coração tamnta.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Gente socorro não gosto de frio e neve hahahaha. Sobre a história parece ser interessante, não é algo que costuma ter na listinha, mas gostei do romance assim por pessoas bem diferentes.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro e ele não me interessou. Já li outras resenhas de histórias parecidas e narrativas previsíveis não são o meu forte. Adorei saber que a amizade feminina é um ponto positivo, acho que isso deveria ser mais trabalhado na literatura, de forma geral. Acho que o amor romântico ainda é o grande mote da maioria dos romances e isso me deixa meio frustrada. A capa é muito fofa, gostei da paleta de cores escolhida. Não sou muito fã do frio, eu sempre me sinto mal, mas nunca vi neve - tenho curiosidade de conhecer, um dia.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Wesley!
    A premissa da história é bacana, mas parece aquele enredo estilo "já vi isso antes".Como sua resenha foi positiva, acredito que o desenvolvimento foi bem feito, o que faz toda a diferença. Vou ler outras opiniões para ter certeza de que vou gostar da leitura.
    bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  9. Aaaaah, esse livro é um amorzinho né! Mescla elementos que iluminam os olhos de tão fofos.. gosto desse toque de fantasia q a historia tem e ainda mais sabendo que a escrita da Malu é super fluída! Adorei a resenha!
    Beijos,

    ResponderExcluir
  10. Olá Wesley, eu não conhecia esse livro, mas pelos seus comentários o enredo parece estar bem bacana e fofo *-* Também adoro historia que envolva neve e contos de fadas *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas fiquei bem instigada a lê-lo. É uma temática que amo, e que com certeza me encantarei. Ótima resenhas e fotos <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha ouvido falar do livro. Não leio muitos romances, mas me interessei por esse toque de fantasia que esse tem, espero que a mágica aconteça e os protagonistas possam ficar juntos mesmo que ele seja um príncipe herdeiro de um reino com regras contra esse romance.

    ResponderExcluir
  13. Oi Wes,
    Eu acho que já li, em algum momento, alguma resenha desse livro e, por ter essa temática tão bacana e falar sobre término, é um livro que tenho muita vontade de ler. Tenho curiosidade de ver como a superação é retratada nessa obra e, sem dúvidas, vou anotar a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Wes, eu simplesmente amei a resenha e este livro que quero ler logo, gente ele é a minha cara... Gosto demais do gênero e quer saber não ligo nadinha para clichês. Valeu pela dica.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  15. OOi!
    EU não conhecia o livro, mas após sua resenha, já estou indo adicioná-lo aos desejados no skoob. <3 Assim como você, amo quando envolve frio, neve... kkkk Também amo quando os autores sabem aproveitar os clichês, quando os fazem tornar-se uma caracteristica positiva.

    ResponderExcluir